terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ISO 14.000 / ISO 14.001


ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

HISTÓRICO:

A certificação ISO 14001, que foi publicada em setembro de 1996, se enquadra na série de normas ISO 14000. As diretrizes surgiram com o intuito de padronizar os processos relacionados com a questão ambiental em empresas que causam algum dano ao meio ambiente com suas atividades e/ou se utilizam de recursos tirados da natureza. Em 1993, a ISO criou o Comitê Técnico TC 207, responsável pelo desenvolvimento das normas. O comitê foi dividido, então, em nove subcomitês. O primeiro e mais conhecido recebeu o nome ISO 14001 e estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental, SGA ,que deve gerenciar as questões ambientais dentro da empresa.

Há outras normas ambientais e diretrizes que também foram desenvolvidas pelo comitê TC 207 ISO, as mais relevantes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são:
• ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio;
• ISO 14010 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental;
• ISO 14011 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental;
• ISO 14012 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.

A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.
A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.
Implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental para assegurar conformidade com a política ambiental e demonstrar tal conformidade a terceiros.

Como Funciona :
ISO 14001:2004 não especifica os níveis de desempenho ambiental. ISO tem muitas outras normas que tratam de questões ambientais específicas. A intenção da norma ISO 14001 é fornecer um quadro de uma abordagem holística e estratégica à política ambiental da organização, planos e ações. Proporciona requisitos genéricos para um sistema de gestão ambiental.
Política ambiental
Este é o principal condutor do SGA, que estabelece a estratégia ambiental da organização.
Deve ser adequado à natureza, escala e impactos ambientais da organização e inclui o compromisso com a melhoria contínua, com a prevenção da poluição e com manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros. Deve também ser documentada, comunicada aos funcionários e estar disponível ao público.
Planejamento
Esta seção da norma deve ser considerada dinâmica e estabelece tanto o foco da gestão quanto o da gestão de mudanças.
Ela determina as áreas de gestão, os aspectos ambientais, o que deve ser alcançado, requisitos legais, outros requisitos, programas de melhoria, objetivos e metas. Além disso, é também apresentada nesta seção a necessidade de se aplicar a gestão ambiental a projetos relacionados a mudanças nas atividades, produtos e serviços.

Implementação e operação
Esta seção da norma estabelece:
• as responsabilidades, autoridade e funções dos indivíduos dentro do SGA;
• as necessidades e competências de treinamento de indivíduos que realizam os processos de controle e da consciência ambiental por toda a organização;
• a maneira pela qual as comunicações internas e externas serão geridas;
• a documentação do sistema;
• o controle operacional das fontes poluentes da organização e das mercadorias e serviços que ela utiliza;
• a maneira como as emergências em potencial serão identificadas e como tais emergências ou incidentes serão gerenciados e tratados.
Verificações e ações corretivas
Define como a performance do SGA é verificada e os pontos fracos a serem corrigidos:
• através do monitoramento e avaliando-se a performance do controle operacional e conformidade para com os requisitos legais;
• Através do estabelecimento de processos para identificar e relatar falhas ao se atender aos requisitos de controle e prevenir para que tais falhas não tornem a ocorrer;
• Assegurando-se que registros sejam gerados e mantidos a fim de que se possa demonstrar o controle e a melhoria;
• através de auditorias internas para que se possa reportar a aptidão, adequação e eficácia do SGA em atender à política da organização e aos seus objetivos.
Análise
Através da análise dos resultados de monitoramento, medição e auditoria interna, a organização deverá estabelecer se mudanças são necessárias na política e nos objetivos e retificar qualquer parte do SGA.
Deve-se salientar que a norma exige que as informações necessárias sejam coletadas para que, então, se possa realizar a revisão. Subentende-se, assim, que tal análise seja documentada, podendo passar a fazer parte das responsabilidades do representante da direção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário